Resenha Soulslike

Image

Publicado em: 30 de novembro de 2023

A origem do subgênero ‘Soulslike’: games que apostam na ideia e por que é tão difícil jogá-los

Demon's Souls

Demon’s Souls

Este amado estilo de jogo não existia até 2009, quando o primeiro título abriu as portas para esse fenômeno. O nome, que significa ‘tipo o Souls’, surgiu a partir do lançamento de Demon’s Souls, da FromSoftware – que recebeu um remake não tem muito tempo. Mas por que faz tanto sucesso?

 

Isso é um Soulslike!!

O principal e mais conhecido fator é a inclusão de inimigos extremamente fortes e um alto nível de desafio para o jogador. Ou seja, seu personagem já chega em combate com pouca vida, sem muito recurso e daí pra frente cabe a você traçar cada estratégia. Salvar o jogo não necessariamente trará paz para quem joga. Pois a cada save, os inimigos derrotados voltam à vida e trazem mais dor de cabeça ao jogador. Será necessário calcular exatamente onde você deseja salvar, ou se prefere passar por todo o desafio de novo. A cada morte – incontáveis mortes, inclusive – seu personagem poderá deixar algum recurso, sendo possível apenas resgatá-lo voltando ao local onde seu personagem morreu. Você também poderá trocar alguma outra coisa pela experiência ou moeda do jogo que perdeu, em locais específicos. Mas é aquilo: morreu de novo e não conseguiu recuperar seus itens? Perdeu de vez, bola pra frente.

 

Quero jogar um Soulslike! Qual eu escolho?

Dark Souls

 

Além do já citado Demon’s Souls, a Trilogia Dark Souls também é uma ótima escolha para começar a conhecer o subgênero. Ambos os games são da mesma desenvolvedora, a FromSoftware, em um cenário medieval, mas Demon’s Souls e Dark Souls não são uma mesma franquia, muito menos um é sequência do outro.

 

Outros jogos que vale a pena conhecer:

Elden Ring – Ganhador do GOTY (Game of The Year de 2022), traz o melhor dos jogos já citados, mas com um mapa aberto;

 

Bloodborne – Exclusivo de PS4, esse aqui se passa na Era Vitoriana e o gameplay é muito mais agressivo. Você poderá atacar seus inimigos também com armas de fogo;

Hollow Knight – Esse game já é mais fora da curva. Em uma pegada mais indie de ação, vocêcontrola um cavaleiro na cidade de Hallowest, mas seu diferencial é a arte do game em 2D.

 

Quero um desafio, mas não um Soulslike.

Pode acontecer de você não se conectar com estilo ou universo da maioria dos Soulslikes. Nesse caso, se você ainda quiser um bom desafio, que tal dar uma chance para um desses títulos?

 

Cuphead

 

Super Meat Boy Forever

 

Dead Cells Return to Castlevania

 

Devil May Cry

 

Crash Bandicoot N’ Sane Trilogy

 

Independentemente de sua escolha, é um desafio recompensador para todo tipo de jogador. Você pode adquirir o seu game do universo ‘Soulslike’ em nosso catálogo da Gamer Hut! Confira clicando aqui.

 

 

Rodrigo é Jornalista, joga videogame desde que usava fraldas e não parou mais até então. Apaixonado por zumbis, começou a se interessar pelo gênero quando viu a primeira intro de Resident Evil 2. Hoje ele cria conteúdo sobre games e nas horas vagas canta, lê HQ’s e curte um bom filminho ou série.