Publicado em: 30 de abril de 2024
Super Mario RPG é a prova de que a nostalgia move montanhas ou neste caso, estrelas!
Vou começar tirando o grande elefante branco da sala: Eu não joguei o título original lançado em 1996 chamado “Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars” que serviu como inspiração e base para este remake lançado em novembro de 2023. O motivo era muito simples: Para uma pequena criança que não sabia falar inglês, o excesso de textos em outro idioma era um limitante justificável para que sozinho eu não conseguisse encarar essa aventura do nosso querido encanador e seus amigos neste estilo um tanto quanto diferente (na época).
Eis que 27 anos depois nós somos apresentado ao relançamento desse game, desta vez com o título de “Super Mario RPG” que chega ao Nintendo Switch em um momento de muitas apostas e rumores sobre um possível lançamento de seu sucessor, carinhosamente chamado de “Nintendo Switch 2” pelos entusiastas e amantes da Big N.
Mudou muita coisa?
Acho que a grande pergunta (depois de “vale a pena comprar”) é a mais feita quando estamos conversando com outros amantes da franquia, mas que tiveram a oportunidade de jogar o título em seu lançamento original em 1996. A resposta é curta, sim e mudou pra melhor!
Algo que vai chamar a atenção diretamente são as animações ao longo de toda a trama. Neste título temos animações feitas com muito capricho e em alta definição que podem até mesmo bater de frente com o que observamos em Super Mario Bros: O filme. É impossível alguém colocar defeito nelas, haha!
O enredo segue sendo da mesma forma como apresentado no título original e a mudança fica apenas no título mesmo com a remoção da frase “Legend of the Seven Stars” – Mas calma aí, elas ainda estão no jogo!
Quem jogou o título original irá se deparar com uma reimaginação gráfica atualizada de como esse título pode parecer nas suas memórias, e isso é incrível! A todo momento podemos sentir o carinho que foi colocado nessa produção com respeito a cada detalhe dos cenários e visuais dos inimigos que agora estão sensacionais!
É um jogo para crianças?
Diferente de outros grandes lançamentos da Big N, desta vez o público infantil definitivamente não é o público alvo, aqui quem manda é a nostalgia e apesar de não ter um nível de dificuldade tão elevado, em alguns momentos o jogo exige um certo raciocínio lógico de uso de recursos, que pode dificultar a vida dos mais novos ou aqueles que não tem familiaridade com o gênero de turnos, o RPG.
Agora pensando no público brasileiro, apesar de todos os últimos lançamentos chegarem com suporte a legenda em português, desta vez, infelizmente não tivemos essa possibilidade. Super Mario RPG não tem suporte a legendas em português e isso pode ser elemento decisivo para muitas pessoas que buscam conhecer todas as aventuras do encanador (ainda mais pensando no sucesso estrondoso que foi a animação de Super Mario Bros O Filme nos cinemas brasileiros).
Após um certo encontro no game, que prefiro não comentar para não gerar spoilers, o ritmo fica mais fluido e a dificuldade diminui consideravelmente (ainda que não seja o foco principal) fazendo com que seja quase impossível parar de jogar até acompanhar o desfecho da trama.
Mas afinal, vale a pena comprar?
Bom eu já vou direto na resposta da pergunta principal, sim, vale a pena comprar Super Mario RPG, mas algumas coisas devem ser levadas em consideração, principalmente se este é um game para você.
O gênero de ação por turno, também chamado de RPG possui fãs em todas as faixas etárias e não seria nem um pouco surpresa se você der este game na mão de uma criança e ela passar sem o menor desafio. Mas vale ressaltar que a falta do suporte ao idioma português e sua peculiaridade podem acabar trazendo frustração para quem não sabia exatamente o que esperar desta aventura de nosso querido encanador.
Onde comprar Super Mario RPG?
Para economizar na hora de comprar seu novo Super Mario RPG é sempre importante acompanhar o perfil no instagram, canal no telegram e site da Gamerhut – A melhor loja de mídia física do Brasil!
Adquira sua versão em mídia física hoje mesmo permita-se viver mais uma aventura épica do nosso querido encanador no reino do cogumelo.
Rafa é analista de marketing e social media, produtor de conteúdo sobre games e treinador Pokemón desde os 6 anos (sem revelar idade por aqui, galera).
Suas franquias favoritas são Super Mario e Zelda e é time Nintendo – mas nem por isso deixa de jogar todos os exclusivos da Sony.
Tem amor por jogos de mídia física e coleciona mais HQ’s de Spider-Man do que cabe no armário de casa.