Review Stray

Image

Publicado em: 13 de junho de 2024

Muito mais do que um simulador de gatinho.

Stray é um game de aventura, publicado pela Annapurna Interactive e desenvolvido pelo estúdio indie Francês Blue Twelve.

 

Enredo

No Game jogamos na pele (ou melhor, no pelo) de um gato que acaba sofrendo um acidente, se separa de sua família e vai parar no esgoto de uma cidade subterrânea. Esse lugar é habitado por  robôs que imitam o estilo de vida dos humanos e por criaturas perigosas chamadas Zurks. Logo no começo do jogo você encontra o robô B-12 que perdeu a memória, e é criado um laço entre vocês durante a história que deixa o coração quentinho. O objetivo do game é recuperar as memórias de B-12 e encontrar a saída para a superfície.

 

 A arte imita a vida

   O visual do jogo teve inspiração na Cidade Murada de Kowloon, uma antiga fortaleza militar localizada em Hong Kong. A cidade com cerca de 33 mil residentes dentro de seu território de apenas 26 mil metros quadrados, não possuía um governo e foi considerada a maior favela vertical da história. Os diretores acharam que a estrutura da cidade parecia ser perfeita para gatinhos explorarem.

 

  Jogabilidade

A jogabilidade foi especificamente inspirada nos gatos dos diretores Koola e Mermet-Guyenet, chamados Murtaugh e Riggs (além de Oscar e Jun, os gatos do estúdio).

Não precisa se preocupar com equilíbrio e pular errado, os pulos são programados.

B-12  é um drone tradutor, que te ajuda a hackear tecnologias e armazenar itens.

O game tem um pouquinho de tudo, exploração, interação com NPC, puzzles, furtividade, e claro, no meio disso tudo você consegue tirar soneca, arranhar portas, tapetes, derrubar vasos e se esfregar nos robôs deixando eles bobinhos por você.

 

Aumente o som

  A trilha sonora te deixa imerso no universo do game. Inclusive tem uma side quest de um robô músico, onde você leva partituras para ele aprender a tocar. Dá vontade de ficar lá no cantinho da soneca só ouvindo, acho que por isso colocaram uma conquista de dormir por mais de 1h dentro do jogo.

 

  Curiosidades

A publisher do jogo ajudou ONGs de animais com ações de marketing  para arrecadar dinheiro e salvar os bichinhos da rua.

Stray significa perdido/ abandonado. Usado para animais de rua, stray cat, stray dog.

Inicialmente o jogo era chamado de HK Project.

Praticamente todos os membros da equipe eram donos de gatos.

Os gatos do estúdio começaram a reagir e interagir com o gato do jogo.

 

Vale a pena em 2024?

Com certeza. É um jogo que aborda desde desigualdade social até desastre ambiental, uma história bonita e ao mesmo tempo triste. Não dá para parar de jogar, e única parte ruim é que ele acaba. Garanta já o seu em gamerhut.com.br.

 

Daia atualmente é fazendeira no Stardew Valley mas tem plantação desde Harvest Moon. Gosta de gatinho, toca ukulele e ama todo universo Geek.